Acesso Rápido

Dia do Idoso.
Publicado em: 06/10/2021 ás 10:18:00

   O Dia Internacional do Idoso é comemorado anualmente a 1 de Outubro. Este dia representa uma importante ocasião para homenagear os idosos e sensibilizar para as oportunidades e desafios colocados pelo envelhecimento da população.

   O profundo respeito pelos idosos é um valor fundamental presente em todas as sociedades africanas. Esta data serve, portanto, para relembrar e apreciar o papel essencial desempenhado pelos avós, pais, tias e tios que orientaram, inspiraram e fizeram sacrifícios pelas suas famílias e comunidades.

   O lema escolhido para este ano é “Equidade digital para todas as idades”, uma vez que muitos idosos não têm acesso a cuidados de saúde facilitados pelas tecnologias, nem podem participar em atividades sociais proporcionadas por essas ferramentas. Esta situação agravou-se ainda mais durante a pandemia da COVID 19, que causou um maior isolamento social e uma mudança na forma como se prestam cuidados de saúde com a telemedicina e outros serviços digitais.

   2021, é também o primeiro ano em que se celebra a Década do Envelhecimento Saudável, uma iniciativa das Nações Unidas que levou à criação de uma plataforma para promover mudanças sociais com vista a melhorar a vida das pessoas de todas as idades.

   A ação intersetorial é cada vez mais importante para prestar apoio social e económico às pessoas idosas, bem como tirar partido da sua sabedoria, talento e competências na formação de sociedades saudáveis.

   Assim, para concluir, as pessoas mais velhas sabem melhor o que funciona para elas. São agentes essenciais da mudança e devem ser ouvidos e envolvidos no planeamento e na ação para alcançar a equidade digital para todas as idades. Têm uma vasta experiência que podem partilhar com a nova geração, e as soluções digitais podem ajudar a fazer a ponte entre gerações.

Notícias relacionadas